Problemas Práticos Profissionais: aportes teóricos-metodológicos do ensino de geografia na formação continuada de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental
2020
Ismael Donizete Cardoso de Moraes
Buscou-se compreender se a formação continuada, centrada nos problemas práticos profissionais, contribui para a superação do ensino empírico dos conteúdos geográficos nos anos iniciais do EF.
Documentos relacionados
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2001
Array
O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades teóricas provenientes da articulação das categorias de análise “saber docente” e “conhecimento escolar” para a pesquisa das relações dos professores com os saberes que ensinam.
2021
Array
O Objetivo é identificar em que medida os cursos de graduação em Geografia de cinco Instituições de Ensino Superior brasileiras contribuem para a proficiência do pensamento espacial dos estudantes.