Prática Espacial Cotidiana no Processo de Significação da Aprendizagem em Geografia
2020
Patrícia ChristanVanilton Camilo de Souza
O artigo apresenta uma reflexão sobre a prática espacial cotidiana, considerando-a como elemento de significação da aprendizagem em Geografia.
Documentos relacionados
2021
Array
A geografia é muitas vezes vista no senso comum como um
conjunto de conhecimentos sobre as caraterísticas de lugares,
regiões e/ou territórios. Ao mesmo tempo, no ambiente
acadêmico ainda são recorrentes as reflexões acerca da natureza
epistemológica desta ciência. Este artigo é fruto de uma pesquisa
de doutorado em geografia em andamento e pretende contribuir
com as reflexões sobre as relações entre saberes científicos e
escolares.
2000
Array
Tomando como ponto de partida estudos que apontam problemas e desafios que se colocam à geografia no contexto da educação, o autor se propõe a indicar caminhos para responder a três importantes questões: Que geografia ensinar? Como ensinar? Qual a utilidade da educação geográfica?
2020
Array
A pesquisa em ensino de geografia no Brasil se contextualiza em
âmbito internacional e nacional e se realiza de modo diverso em
diferentes espaços. Esta narrativa está centrada num lugar, que é
Rio Grande do Sul (RS) e numa região específica, numa atuação
singularizada. As bases para a escrita são retiradas de
documentos do RS na Associação de Geógrafos Brasileiros -
Seção Porto Alegre (AGB-PA) e da região na Unijui em
documentos institucionais e no material produzido no
denominado Projeto de Estudos Sociais.