Por Uma Geografia Vivenciada: importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia
2020
Israel Rodrigues BezerraFrancisco Amaro Gomes de AlencarDaniel Gadelha de Oliveira
Este texto tem como objetivo apresentar uma concepção de práticas de campo e sua função na formação de professores de Geografia.
Documentos relacionados
2020
Array
O objetivo do estudo é o de identificar a representação social do ser professor de geografia partilhada pelos discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Piauí- UESPI.
2023
Array
Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.
2020
Array
No artigo são analisados os desafios enfrentados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFPCT) com base na trajetória histórica de constituição da rede, da identificação de sua distribuição territorial bem como do papel daqueles cursos que têm assumido uma posição de destaque no cenário dos Institutos Federais: as licenciaturas.