Pesquisa em Rede Sobre a Proficiência do Pensamento Espacial Nos Cursos de Graduação em Geografia: Primeiras aproximações
2021
Ronaldo Goulart Duarte Carolina Machado Rocha Busch PereiraDenis RichterLiz Cristiane Dias Valéria de Oliveira Ascenção Roque
O Objetivo é identificar em que medida os cursos de graduação em Geografia de cinco Instituições de Ensino Superior brasileiras contribuem para a proficiência do pensamento espacial dos estudantes.
Documentos relacionados
2023
Array
Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10
2020
Array
O presente artigo tem por finalidade apresentar uma interpretação de produções teóricas brasileiras, pertinentes a temática cartográfica voltada para a Educação Geográfica.
2019
Array
Discutir a vida intelectual do professor e do futuro professor de Geografia, por meio da apropriação de categorias de análise e princípios que contribuam para a formação do raciocínio geográfico.