O Trabalho de Campo em Bacia Hidrográfica no Ensino de Geografia e os Componentes Físicos Naturais
2020
Mavistelma Teixeira Carvalho BorgesAdriana Olivia Alves
Objetiva-se apresentar a estratégia de ensino do trabalho de campo em bacias hidrográficas como proposta metodológica potencializadora para a mobilização dos componentes físicos-naturais.
Documentos relacionados
2020
Array
Objetiva-se apresentar e refletir as experiências didáticas realizadas no contexto do Estágio Supervisionado em Geografia, assim como a importância de sua efetivação na formação de futuros professores
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2024
Array
O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.