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A formação de professores de geografia na Guiné­-Bissau: permanências e rupturas da colonialidade na prática docente

2024

Marcelo da Silva

A pesquisa busca responder como ocorre a perpetuação dos saberes coloniais e a reprodução de práticas pedagógicas colonizadoras no ensino da Geografia na Guiné-Bissau e quais são as possíveis rupturas como forma de resistência sobre o colonialismo português? Além disso, apresenta uma possibilidade de ensino de uma Geografia Decolonial. O estudo adota uma abordagem metodológica centrada na observação solidária, empática e co-construtiva, centrada no participante, no qual, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários para professores e estudantes.

Entre a geografia física, a formação de professores e a geografia escolar: abismos, pontes e caminhos

2024

GABRIELA DE GODOI BENTO

O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.

Diálogos em torno da temática africana e o currículo de formação docente em geografia

2023

Raquel Almeida MendesAlex Ratts

Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10

De Onde Eu Vinha: Nomeados e nomeadas para a docência nas redes municipais no Rio Grande do Sul – espacialidade dos/das professores/as de geografia

2021

Joaquim RauberMarcos BohrerLudmila Losada da Fonseca

O texto apresenta um panorama das nomeações de docentes de Geografia para o magistério municipal no estado do Rio Grande do Sul.

O método (auto)biográfico na formação inicial de professores de geografia

2021

Victória Sabbado MenezesRoselane Zordan Costella

O artigo, vinculado a uma tese de doutorado, discute o método (auto)biográfico como uma abordagem para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Com base em revisão bibliográfica, analisa a relação entre formação docente e pesquisa (auto)biográfica, destacando a importância das experiências pessoais, escolares e profissionais na constituição da professoralidade. As narrativas (auto)biográficas permitem repensar esse processo, podendo impactar os princípios das licenciaturas em Geografia e contribuir para uma visão mais ampla e reflexiva da formação docente.

Pesquisa em Rede Sobre a Proficiência do Pensamento Espacial Nos Cursos de Graduação em Geografia: Primeiras aproximações

2021

Ronaldo Goulart Duarte Carolina Machado Rocha Busch PereiraDenis RichterLiz Cristiane Dias Valéria de Oliveira Ascenção Roque

O Objetivo é identificar em que medida os cursos de graduação em Geografia de cinco Instituições de Ensino Superior brasileiras contribuem para a proficiência do pensamento espacial dos estudantes.

A África nos Cursos de Geografia: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula

2020

Raquel Almeida MendesAlex Ratts

No artigo, é apresentada uma discussão sobre o ensino das temáticas África e diáspora africana na Geografia e, em específico, no campo da formação docente.

A Construção de um Pensamento Geográfico de Professor: interpretações de docentes que formam professores que formam professores no contexto latino-americano

2020

Carina Copatti

Debate-se a construção de um pensamento geográfico de professor a partir do olhar de docentes que formam professores de Geografia em países latino-americanos.

A Criança que Escuta na Professora que Ginga: a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”

2020

Ronaldo Martins Botelho

Análise da trajetória de uma professora negra na periferia de uma capital, sul do Brasil, explicitando-se como valores e memórias da formação étnico-racial podem influir no “tornar-se professora".

A Formação Inicial e Continuada de Professores de Geografia a Partir da Reflexão Docente

2020

Juanice Pereira SantosMaria Solange Melo de Sousa

Analisa-se a atuação do professor de Geografia, no que diz respeito à formação inicial e continuada, à deficiência dos saberes e das aprendizagens e o reflexo de tais fragilidades no cotidiano escolar