FUNDAMENTOS DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO EEDUCAÇÃO GEOGRÁFICA BRASILEIRA
2024Sonia Maria Vanzella Castellar
A tese central deste artigo é refletir sobre a relevância do campo
epistemológico da ciência geográfica para o ensino, destacando a
importância de seus fundamentos teórico-metodológicos na
compreensão das dinâmicas sociais em um mundo em constante
transformação. Além disso, contextualiza a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) como uma política pública voltada à promoção
da equidade e igualdade de acesso universal ao conhecimento
geográfico.
SAÍDAS DE CAMPO COMO CONTRIBUTO ÀEDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA NAEDUCAÇÃO BÁSICA
2022Adilson Tadeu Basquerote
O estudo analisa a importância das saídas de campo na
Educação Geográfica pelas vozes dos sujeitos. Trata-se de
um estudo de natureza qualitativa, cujo corpus de dados é
composto por registros fotográficos, caderno de campo dos
estudantes e do professor e entrevistas semiestruturadas
realizadas de vinte e dois estudantes do Ensino Médio de
uma escola pública do sul do Brasil, no segundo semestre de
2019.
- Revistas em Educação Geográfica
- Geografia Escolar
- Experiências Didático Pedagógicas
- Educação Geográfica
Cartografia e Ensino: linguagens, tecnologias, mapas sociais, currículo e formação docente
2021UNESP
O número 5 da Revista Ciência Geográfica é dedicado a divulgação de trabalhos que tratam do tema da cartografia no ensino da Geografia. São 28 artigos distribuídos por 4 eixos principais.
Do Conhecimento Científico ao Conhecimento Escolar: Abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem
2021Isaías Mutombo MafavisseVivalda Victorino Suda
No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E FORMAÇÃO CIDADÃ: o Projeto NósPropomos! no Distrito Federal/Brasil
2021HUGO DE CARVALHO SOBRINHO
A partir da experiência que envolve o ensinar-aprender Geografia, revelou-se a necessidade de estudo
e de superação de práticas pedagógicas, que não condizem com as demandas da sociedade
contemporânea. Em busca da superação dessas práticas é que o Projeto Nós Propomos!, objeto de
estudo deste trabalho, foi pensado e sistematizado. Seu objetivo é promover uma efetiva cidadania
territorial local, em uma perspectiva de governança e de sustentabilidade que promova a relação entre
universidade, escola e comunidade.
Ensino de Geografia no Contexto da Diversidade e da Inclusão Educacional
2021Solange Lucas RibeiroJuliana Oliveira dos Santos
O presente artigo intenciona analisar e problematizar as práticas docentes e os recursos didáticos, utilizados no ensino de Geografia, com ênfase na categoria Lugar e na cartografia tátil.
Geografia e LIBRAS: os desafios do processo de ensino e aprendizagem em Fortaleza/Ceará
2021Francisco Elias da Silva FilhoTereza Sandra Loiola Vasconcelos
O artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual Educação Profissional Joaquim Nogueira, localizada em Fortaleza.
Jogos Didático na Construção do Conhecimento Geográfico: Uma possibilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades
2021Ana Karina Nogueira de Andrade Maria Rita Ivo de Melo Machado
Este relato de experiência busca refletir como os jogos podem auxiliar nesse processo didático-pedagógico baseado no desenvolvimento de competências e habilidades.
Mapeamentos Alternativos para usar na Educação Básica: o simbolismo dos mapas nos encartes imobiliários
2021Roberto Lobato CorreaPaulo Márcio Leal de Menezes
Apresenta os discursos e o caráter simbólico dos mapas de encartes imobiliários e suas possibilidades outras de ensino, para tratar do uso da Cartografia como metáfora do espaço geográfico.
Materiais Pedagógicos Para o Ensino de Geografia Física no Ensino Fundamental II
2021Luana de Almeida Rangel
A pesquisa teve como objetivo propor a criação e utilização de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Geografia Física.