• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

FUNDAMENTOS DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO EEDUCAÇÃO GEOGRÁFICA BRASILEIRA

2024

Sonia Maria Vanzella Castellar

A tese central deste artigo é refletir sobre a relevância do campo
epistemológico da ciência geográfica para o ensino, destacando a
importância de seus fundamentos teórico-metodológicos na
compreensão das dinâmicas sociais em um mundo em constante
transformação. Além disso, contextualiza a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) como uma política pública voltada à promoção
da equidade e igualdade de acesso universal ao conhecimento
geográfico.

SAÍDAS DE CAMPO COMO CONTRIBUTO ÀEDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA NAEDUCAÇÃO BÁSICA

2022

Adilson Tadeu Basquerote

O estudo analisa a importância das saídas de campo na
Educação Geográfica pelas vozes dos sujeitos. Trata-se de
um estudo de natureza qualitativa, cujo corpus de dados é
composto por registros fotográficos, caderno de campo dos
estudantes e do professor e entrevistas semiestruturadas
realizadas de vinte e dois estudantes do Ensino Médio de
uma escola pública do sul do Brasil, no segundo semestre de
2019.

Cartografia e Ensino: linguagens, tecnologias, mapas sociais, currículo e formação docente

2021

UNESP

O número 5 da Revista Ciência Geográfica é dedicado a divulgação de trabalhos que tratam do tema da cartografia no ensino da Geografia. São 28 artigos distribuídos por 4 eixos principais.

Do Conhecimento Científico ao Conhecimento Escolar: Abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem

2021

Isaías Mutombo MafavisseVivalda Victorino Suda

No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E FORMAÇÃO CIDADÃ: o Projeto NósPropomos! no Distrito Federal/Brasil

2021

HUGO DE CARVALHO SOBRINHO

A partir da experiência que envolve o ensinar-aprender Geografia, revelou-se a necessidade de estudo
e de superação de práticas pedagógicas, que não condizem com as demandas da sociedade
contemporânea. Em busca da superação dessas práticas é que o Projeto Nós Propomos!, objeto de
estudo deste trabalho, foi pensado e sistematizado. Seu objetivo é promover uma efetiva cidadania
territorial local, em uma perspectiva de governança e de sustentabilidade que promova a relação entre
universidade, escola e comunidade.

Ensino de Geografia no Contexto da Diversidade e da Inclusão Educacional

2021

Solange Lucas RibeiroJuliana Oliveira dos Santos

O presente artigo intenciona analisar e problematizar as práticas docentes e os recursos didáticos, utilizados no ensino de Geografia, com ênfase na categoria Lugar e na cartografia tátil.

Geografia e LIBRAS: os desafios do processo de ensino e aprendizagem em Fortaleza/Ceará

2021

Francisco Elias da Silva FilhoTereza Sandra Loiola Vasconcelos

O artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual Educação Profissional Joaquim Nogueira, localizada em Fortaleza.

Jogos Didático na Construção do Conhecimento Geográfico: Uma possibilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades

2021

Ana Karina Nogueira de Andrade Maria Rita Ivo de Melo Machado

Este relato de experiência busca refletir como os jogos podem auxiliar nesse processo didático-pedagógico baseado no desenvolvimento de competências e habilidades.

Mapeamentos Alternativos para usar na Educação Básica: o simbolismo dos mapas nos encartes imobiliários

2021

Roberto Lobato CorreaPaulo Márcio Leal de Menezes

Apresenta os discursos e o caráter simbólico dos mapas de encartes imobiliários e suas possibilidades outras de ensino, para tratar do uso da Cartografia como metáfora do espaço geográfico.

Materiais Pedagógicos Para o Ensino de Geografia Física no Ensino Fundamental II

2021

Luana de Almeida Rangel

A pesquisa teve como objetivo propor a criação e utilização de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Geografia Física.