Laboratórios de Ensino de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana e a Elaboração de Recursos Didático-Pedagógicos
2019
Edson da Silva SantosCélia Regina Batista dos Santos
O artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as contribuições do Laboratório de Ensino em Geografia (LEG).
Documentos relacionados
2023
Array
Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.
2023
Array
Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10
2020
Array
Este texto busca apresentar a cartografia subversiva como metodologia utilizada nas aulas de Cartografia no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Sorocaba).