FUNDAMENTOS DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO EEDUCAÇÃO GEOGRÁFICA BRASILEIRA
2024
Sonia Maria Vanzella Castellar
A tese central deste artigo é refletir sobre a relevância do campo
epistemológico da ciência geográfica para o ensino, destacando a
importância de seus fundamentos teórico-metodológicos na
compreensão das dinâmicas sociais em um mundo em constante
transformação. Além disso, contextualiza a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) como uma política pública voltada à promoção
da equidade e igualdade de acesso universal ao conhecimento
geográfico.
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2021
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O artigo, vinculado a uma tese de doutorado, discute o método (auto)biográfico como uma abordagem para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Com base em revisão bibliográfica, analisa a relação entre formação docente e pesquisa (auto)biográfica, destacando a importância das experiências pessoais, escolares e profissionais na constituição da professoralidade. As narrativas (auto)biográficas permitem repensar esse processo, podendo impactar os princípios das licenciaturas em Geografia e contribuir para uma visão mais ampla e reflexiva da formação docente.
2018
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Os autores apresentam uma análise sobre a contribuição do processo de formação de professores ajuda para a construção da identidade profissional docente.
2018
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Utilizando o Ciclo de Políticas e relatos de integrantes do PIBID/PUC-Rio, a autora analisa suas contribuições e seus limites para a formação de professores de Geografia para a educação básica.