Ensino de Geografia e Cinema: perspectivas teóricas, metodológicas e temáticas
2016
Karina Eugenia Fioravante Lohanne Fernanda Gonçalves Ferreira
O objetivo desse artigo é investigar uma forma de aproximação particular entre a Geografia e o Cinema: a partir de um viés pedagógico.
Documentos relacionados
2018
Array
Problematiza o ensino de Geografia, a partir do debate da ecocidadania, possibilitando interações dialógicas entre a escola/sala de aula e a vida/cotidiano.
2021
Array
A partir da experiência que envolve o ensinar-aprender Geografia, revelou-se a necessidade de estudo
e de superação de práticas pedagógicas, que não condizem com as demandas da sociedade
contemporânea. Em busca da superação dessas práticas é que o Projeto Nós Propomos!, objeto de
estudo deste trabalho, foi pensado e sistematizado. Seu objetivo é promover uma efetiva cidadania
territorial local, em uma perspectiva de governança e de sustentabilidade que promova a relação entre
universidade, escola e comunidade.
2020
Array
Este texto tem como objetivo demonstrar que o racismo estrutural contribui para a
espacialização do coronavírus na sociedade brasileira. O diálogo passa por estudos de
dados do Ministério da Saúde e do IBGE –Instituto Brasileiro Geográfico e Estatísticorelacionados às escalas espaciais e temporais dos conceitos de branquitude e raça, gênero
e classe. Conclui-se que a ausência de políticas públicas afeta diretamente a população
pobre e negra do país. Diante dessas problematizações, espera-se alcançar professores e
alunos de geografia.