EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, DOCÊNCIA E O CONTEXTO DA PANDEMIACOVID-19
2020
Manoel Martins de Santana Filho
O texto apresenta uma discussão sobre a docência e o ensino de geografia no contexto da
COVID-19, problematiza as condições do trabalho docente e aponta temáticas para uma
educação geográfica contemporânea e pertinente ao tempo de pandemia, considerando as
orientações para a ação dos professores segundo as gestões de secretaria de educação. Os
elementos norteadores do ponto de vista objetivo se baseiam no contexto das redes
públicas e privadas da região metropolitana do Rio de Janeiro, principalmente.
Documentos relacionados
2021
Array
O presente artigo intenciona analisar e problematizar as práticas docentes e os recursos didáticos, utilizados no ensino de Geografia, com ênfase na categoria Lugar e na cartografia tátil.
2022
Array
A coletânea que apresentamos tem sua origem em um
conjunto de reflexões a respeito da implementação da Educação
Integral na cidade do Rio de Janeiro. Tais reflexões tem
caracterizado a atuação do Grupo de Ensino e Pesquisa em
Educação Geográfica (GEPEG-CNPq-UERJ), que desde 2018, ano
de sua fundação, tem se dedicado a produzir pesquisas, artigos,
ensaios e produtos educacionais que, entre outros aspectos,
objetivam promover a integralidade da educação por intermédio
de sua territorialização e o reconhecimento do potencial educativo
presente nos componentes socioespaciais que conformam a cidade
2010
Array
A pesquisa tem como objetivo observar o panorama geral da educação em várias escalas com o intuito de analisar e diagnosticar comparativamente os sistemas educacionais.