Da educação do campo à educação geográfica: concepções e experiências de ensinar e aprender na escola família agrícola de Goiás-2019
2020
Edson Batista Silva
Analisa os resultados do projeto de extensão: Geografia científica, Geografia escolar: os desafios da transposição didática.
Documentos relacionados
2019
Array
O objetivo geral deste artigo consistiu em apresentar uma proposta de sensibilização para a preparação na formação inicial do professor de Geografia voltada para a Educação Inclusiva.
2020
Array
O objetivo é o de contribuir para a divulgação de experiências no ensino de Geografia por meio do desenvolvimento, análises e resultados oriundos de elementos teóricos e de um Projeto de Ensino.
2021
Array
O artigo, vinculado a uma tese de doutorado, discute o método (auto)biográfico como uma abordagem para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Com base em revisão bibliográfica, analisa a relação entre formação docente e pesquisa (auto)biográfica, destacando a importância das experiências pessoais, escolares e profissionais na constituição da professoralidade. As narrativas (auto)biográficas permitem repensar esse processo, podendo impactar os princípios das licenciaturas em Geografia e contribuir para uma visão mais ampla e reflexiva da formação docente.