A Prática da Sensibilização na Formação Inicial de Professores de Geografia Para Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
2019
Ricardo Lopes Fonseca
O objetivo geral deste artigo consistiu em apresentar uma proposta de sensibilização para a preparação na formação inicial do professor de Geografia voltada para a Educação Inclusiva.
Documentos relacionados
2024
Array
A pesquisa busca responder como ocorre a perpetuação dos saberes coloniais e a reprodução de práticas pedagógicas colonizadoras no ensino da Geografia na Guiné-Bissau e quais são as possíveis rupturas como forma de resistência sobre o colonialismo português? Além disso, apresenta uma possibilidade de ensino de uma Geografia Decolonial. O estudo adota uma abordagem metodológica centrada na observação solidária, empática e co-construtiva, centrada no participante, no qual, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários para professores e estudantes.
2019
Array
Discutir a vida intelectual do professor e do futuro professor de Geografia, por meio da apropriação de categorias de análise e princípios que contribuam para a formação do raciocínio geográfico.
2019
Array
As autoras analisam as contradições entre o proposto pelo PIBID e as condições de efetivas de atuação no espaço escolar, situação que pode ter efeitos sobre o desinteresse pela profissão.