“Seríamos a Política Que Criticamos?”: a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC
2020
Hugo Heleno Camilo Costa
Utilizando como cenário os momentos da luta política pela definição da BNCC, o artigo focaliza empiricamente em pareceres sobre o documento para Geografia.
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No artigo a autora apresenta uma análise crítica da BNCC a partir da perspectiva de educação para a complexidade de Edgar Morin.
2014
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O livro reúne posições teóricas e políticas diferenciadas e muitas vezes paradoxais no que concerne às políticas educacionais contemporâneas que envolvem diferentes questões como as relacionadas à construção de um currículo nacional, à avaliação em larga escala, à valorização docente, à responsabilização de professores, à promoção de uma educação de qualidade.
2023
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Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10