Território e Relações de Trabalho: representações de alunos Terena da terra indígena de Nioaque/MS
2020
Francieli de Oliveira MeiraFlaviana Gasparotti Nunes
Neste artigo apresentamos e discutimos algumas representações elaboradas por alunos Terena no contexto do ensino de Geografia em escolas indígenas de Nioaque/MS.
Documentos relacionados
2019
Array
Objetivou-se compreender o discurso implícito na BNCC e o interesse de seus idealizadores na formação de competências na disciplina de Geografia, do Ensino Fundamental II.
2020
Array
O artigo tem como objetivo a compreensão através de uma visão crítica sobre a abordagem e a ênfase atribuídas ao enfoque metropolitano nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Médio.
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.