Por Novas Práticas Pedagógicas que Ressignifiquem o Currículo da Geografia Escolar: o trabalho de campo como recurso para o ensino de geografia
2018
Rafael Albuquerque
O autor apresenta uma experiência sobre o uso do trabalho de campo como recurso para o ensino de Geografia, analisando as possibilidades de renovação da geografia escolar.
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O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel do ensino de Geografia na formação cidadã.
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O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
1996
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O Estudo apresenta a história da geografia escolar brasileira desde sua institucionalização no currículo, 1837, até os anos quarenta do século XX, dando ênfase à análise da "vulgata" existente sobre a disciplina e desvelando transformações/conservações das tendências que orientaram o ensino da geografia escolar brasileira no período estudado.