Traçados do Cotidiano de Pequenos Sertanejos na Aula de Geografia em Uma Escola Camponesa na Bahia
2020
Guilherme Matos de Oliveira
Analisa-se uma prática pedagógica aplicada a alunos de uma escola camponesa do interior da Bahia, utilizando-se desenhos como recurso para a compreensão das transformações do espaço rural.
Documentos relacionados
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2020
Array
Diante do cenário que se instaurou em 2020, através do COVID -19, é fundamental discutirmos
os propósitos da educação e do ensino remoto. Este trabalho tem como objetivo a fazer uma
discussão acerta do ensino remoto no período da pandemia (2020), as práticas
metodológicas adotadas pelas escolas e professores e ainda as dificuldades que alunos e
professores enfrentaram ao longo desse período, enfatizando ainda a importância da
educação geográfica neste modelo de ensino.
2020
Array
O objetivo do artigo é apresentar resultados de práticas didáticos-pedagógicas relacionadas à temática ambiental com os alunos das séries iniciais em uma escola de ensino multisseriado.