Território e Relações de Trabalho: representações de alunos Terena da terra indígena de Nioaque/MS
2020
Francieli de Oliveira MeiraFlaviana Gasparotti Nunes
Neste artigo apresentamos e discutimos algumas representações elaboradas por alunos Terena no contexto do ensino de Geografia em escolas indígenas de Nioaque/MS.
Documentos relacionados
2018
Array
Neste artigo a autora apresenta parte da Coleção Jogos Geográficos (jogos de tabuleiros, dominós, quebra-cabeças etc), fruto de reflexões e estudos na interface com práticas em sala de aula.
2024
Array
O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.
2020
Array
O presente artigo tem por finalidade apresentar uma interpretação de produções teóricas brasileiras, pertinentes a temática cartográfica voltada para a Educação Geográfica.