“Seríamos a Política Que Criticamos?”: a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC
2020
Hugo Heleno Camilo Costa
Utilizando como cenário os momentos da luta política pela definição da BNCC, o artigo focaliza empiricamente em pareceres sobre o documento para Geografia.
Documentos relacionados
2014
Array
O livro reúne posições teóricas e políticas diferenciadas e muitas vezes paradoxais no que concerne às políticas educacionais contemporâneas que envolvem diferentes questões como as relacionadas à construção de um currículo nacional, à avaliação em larga escala, à valorização docente, à responsabilização de professores, à promoção de uma educação de qualidade.
2015
Array
O livro apresenta um conjunto de reflexões sobre a tensão no debate sobre currículo, buscando a interlocução com distintas áreas de conhecimento, ferramentas teóricas e conceituais variadas e distintos espaços e artefatos formativos.
2023
Array
Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.