“Seríamos a Política Que Criticamos?”: a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC
2020
Hugo Heleno Camilo Costa
Utilizando como cenário os momentos da luta política pela definição da BNCC, o artigo focaliza empiricamente em pareceres sobre o documento para Geografia.
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2014
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O autor sugere a articulação entre os papéis crítico e normativo do currículo, considerado como forma de conhecimento especializado, e a sua ampliação das oportunidades de aprendizagem.
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No artigo a autora apresenta uma análise crítica da BNCC a partir da perspectiva de educação para a complexidade de Edgar Morin.
2023
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Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.