Raciocínio Geográfico e a Teoria do Reconhecimento na Formação do Professor de Geografia
2019
Sonia Maria Vanzella Castellar
Discutir a vida intelectual do professor e do futuro professor de Geografia, por meio da apropriação de categorias de análise e princípios que contribuam para a formação do raciocínio geográfico.
Documentos relacionados
2021
Array
O artigo, vinculado a uma tese de doutorado, discute o método (auto)biográfico como uma abordagem para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Com base em revisão bibliográfica, analisa a relação entre formação docente e pesquisa (auto)biográfica, destacando a importância das experiências pessoais, escolares e profissionais na constituição da professoralidade. As narrativas (auto)biográficas permitem repensar esse processo, podendo impactar os princípios das licenciaturas em Geografia e contribuir para uma visão mais ampla e reflexiva da formação docente.
2001
Array
O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades teóricas provenientes da articulação das categorias de análise “saber docente” e “conhecimento escolar” para a pesquisa das relações dos professores com os saberes que ensinam.
2017
Array
No livro são apresentadas as percepções de professores coordenadores de área do PIBID, baseadas nas experiências de iniciação à docência em cada uma das Licenciaturas na PUC-Rio em sua relação com a escola básica.