Professores Imagens do futuro presente
2009
António Nóvoa
O autor analisa os caminhos a serem trilhados pela profissão docente, baseando-se em estudos sobre a aprendizagem docente e seu desenvolvimento profissional.
Documentos relacionados
O método (auto)biográfico na formação inicial de professores de geografia
2021Array
O artigo, vinculado a uma tese de doutorado, discute o método (auto)biográfico como uma abordagem para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Com base em revisão bibliográfica, analisa a relação entre formação docente e pesquisa (auto)biográfica, destacando a importância das experiências pessoais, escolares e profissionais na constituição da professoralidade. As narrativas (auto)biográficas permitem repensar esse processo, podendo impactar os princípios das licenciaturas em Geografia e contribuir para uma visão mais ampla e reflexiva da formação docente.
Estudo das Necessidades Formativas em Geografia Para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
2020Array
O objetivo é destacar a importância da análise das necessidades formativas como possibilidade de melhor planejar intervenções na formação do professor pedagogo considerando a perspectiva deles.
Desafios e Possibilidades da Prática como Componente Curricular na Formação de Professores em Geografia
2023Array
Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.