Os piqueno da Baixada Maranhense: subsídios para geografias outras do lugares
2019
José Raimundo Campelo Franco
Realiza um estudo das infâncias e discute os percalços sobre a geografia escolar nos embates entre os saberes cotidianos e universais.
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2019
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O trabalho pretende apresentar e discutir uma experiência de atividade cujo objetivo é despertar o olhar geográfico dos alunos a partir de aspectos observados em suas próprias vidas.
2024
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O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.
1996
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O Estudo apresenta a história da geografia escolar brasileira desde sua institucionalização no currículo, 1837, até os anos quarenta do século XX, dando ênfase à análise da "vulgata" existente sobre a disciplina e desvelando transformações/conservações das tendências que orientaram o ensino da geografia escolar brasileira no período estudado.