Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente
2018
Carmen Tereza Gabriel
A autora dá destaque a desafios teóricos e pistas de investigação que contribuem para reafirmar a categoria “saber docente” como uma chave de leitura potente para a compreensão de processos relacionados à estruturação dos currículos de licenciatura.
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2019
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O presente artigo trata de uma proposta de atividade realizada durante uma disciplina do curso de licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Juiz de Fora.
2007
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O autor ressalta a ligação entre desejos emancipatórios associados com a expansão da escolarização e a oportunidade das escolas em oferecer aos alunos a aquisição do “conhecimento poderoso".
2024
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O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.