As Táticas da Periferia para os Desafios da Mobilidade Urbana: Trabalho de Campo na Cibercultura
2020Yasmin AlmeidaRosemary Santos
COVID CGE Resources
2020NCGE / IGU
Lista de materiais de aprendizagem digital para Geografia, coletados a partir da contribuição dos membros da Comissão de Educação Geográfica da UGI.
Monte seu Mapa: uma atividade para a alfabetização cartográfica de alunos surdos
2020Tuane Telles RodriguesLetícia Ramires Corrêa Correio
O objetivo do artigo é apresentar a construção da atividade Monte seu Mapa e seu uso por parte de alunos surdos e deficientes auditivos ou ouvintes, em uma oficina educativa realizada para esse fim.
O Uso das Tecnologias Assistivas (TA) Com Materiais de Baixo Custo no Ensino de Geografia Para o Processo de Ensino-Aprendizagem dos Alunos Com Surdez
2020Rodrigo Nascimento Bentes
A presente pesquisa busca analisar o uso das Tecnologias Assistivas (TA) na educação, através de materiais de baixo custo como contribuinte no processo de ensino-aprendizagem para alunos com surdez
O Uso do Software Microdem como Ferramenta para o Ensino de Geografia Física
2019Tháis GuimarãesItalo Arruda
Representação do Espaço e as Geotecnologias para a Geografia Escolar: a linguagem cartográfica como recurso para a construção do conhecimento
2018Lineu Paes e SilvaWerik F. Neres
Jovens e Celulares: implicações para a educação na era da conexão móvel
2015Helenice Mirabelli Cassino FerreiraRafael Arosa
No capítulo, do livro Pesquisa e Mobilidade na Cibercultura, os autores investigam o papel das tecnologias móveis para a inovação nas práticas pedagógicas.
De Mercator ao Googlemaps: mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
2014O autor analisa as possíveis mediações das cartografias multimídias e colaborativas, construídas através de interfaces da internet, em processos de ensino e aprendizagem de geografia.
Mapas Colaborativos Digitais: uma prática cibercultural a favor do ensino: aprendizagem de Geografia
2013Buscando uma aproximação com os jovens contemporâneos, o autor propõe a mediação das tecnologias digitais para a construção de práticas pedagógicas mais significativas para os alunos.
Pensando o Mal-estar na/da Educação através da Compreensão das ‘Juventudes Líquidas’ Contemporâneas
2013Problematiza-se as “juventudes líquidas”, buscando compreender quem são os jovens que habitam as salas de aula e quais são suas necessidades e capacidades não contempladas pelo sistema educacional.