Contribuição ao Ensino de Geografia a partir da Trajetória de uma Carreira: venci…? venci…!
2020Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos
O texto narra a trajetória de 30 anos de magistério da professora Fátima, autora do artigo, que se propõe a demonstrar sua contribuição para o ensino de geografia e para a educação brasileira.
ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM TEMPOSDE PANDEMIA
2020Maria José Sousa da Silva Luciene Fabrizia Alves do Nascimento Pedro Wallas Soares de Araújo Felix
Diante do cenário que se instaurou em 2020, através do COVID -19, é fundamental discutirmos
os propósitos da educação e do ensino remoto. Este trabalho tem como objetivo a fazer uma
discussão acerta do ensino remoto no período da pandemia (2020), as práticas
metodológicas adotadas pelas escolas e professores e ainda as dificuldades que alunos e
professores enfrentaram ao longo desse período, enfatizando ainda a importância da
educação geográfica neste modelo de ensino.
Política e Cidadania também se Aprendem na Escola: as competências de vereadores e prefeitos
2020Vídeo - experiência didática realizada pelo professor Rafael Albuquerque, mestrando em Geografia pela PUC-Rio e professor da rede privada de ensino de Nova Iguaçu.
Narrativas (Auto)Biográficas na Licenciatura em Geografia: potencialidades para construção da professoralidade
2019Victória Sabbado MenezesRoselane Zordan Costella
O artigo intenta analisar as potencialidades das narrativas (auto)biográficas para a licenciatura em Geografia no que diz respeito ao seu caráter formativo.
Jogando com a Geografia: possibilidades para um ensino divertido
2018Thiara Vichiato Breda
Neste artigo a autora apresenta parte da Coleção Jogos Geográficos (jogos de tabuleiros, dominós, quebra-cabeças etc), fruto de reflexões e estudos na interface com práticas em sala de aula.