• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

Importancia Pedagógica del Positivismo en la Práctica Escolar Cotidiana de la Enseñanza Geográfica

2024

José Armando Santiago Rivera

O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.

Ensino de Geografia e a Redução do Risco de Desastres em Espaços Urbanos e Rurais

2022

Lourenço Magnoni Júnior

Com um total de 38 capítulos e uma centena de autores abordam temas chave como: mudanças climáticas, desastres socioambientais e naturais ou desertificação, entre muitos outros.

As Contribuições da Geografia Para o Ensino de Cidade e a Formação Cidadã

2021

Alice Silva Costa AlelafMugiany Oliveira Brito Portela

O objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã.

Características e Tendências das Publicações nos Anais do Seminário de Educação Geográfica

2021

David Luiz Rodrigues de AlmeidaEliane Souza da SilvaAntonio Carlos Pinheiro

Este trabalho estuda as características e tendências das produções acadêmicas sobre a Educação Geográfica apresentadas em três anais do Seminário de Educação Geográfica.

Cartografia e Ensino: linguagens, tecnologias, mapas sociais, currículo e formação docente

2021

UNESP

O número 5 da Revista Ciência Geográfica é dedicado a divulgação de trabalhos que tratam do tema da cartografia no ensino da Geografia. São 28 artigos distribuídos por 4 eixos principais.

Concepções e Abordagens do Ensino da Geografia: A importância do saber cartográfico nos anos iniciais da Educação Básica

2021

Lucélia dos Reis Santos SoaresKelson Lucien Rodrigues Lobato

O objetivo é apresentar a importância do ensino de Geografia nos anos inicias da educação básica e suas principais abordagens, tradicional e crítica para o processo de ensino-aprendizagem.

Concepções Sobre o Conceito de Paisagem e Sua Inserção no Ensino de Geografia: Elementos para uma investigação

2021

Willian Franco Felicio

O artigo apresenta uma discussão de âmbito teórico em relação à paisagem na geografia, a fim de compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas sobre o ensino de geografia.

Do Conhecimento Científico ao Conhecimento Escolar: Abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem

2021

Isaías Mutombo MafavisseVivalda Victorino Suda

No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.

Ensino de Geografia: Percepção dos educandos sobre a categoria de análise paisagem

2021

Fernanda Pereira Martins Raquel Balli Cury

O artigo é um conjunto de reflexões feitas em turmas de 8º e 9º ano E.F. numa escola particular em Ituiutaba/MG. Procurou-se analisar e identificar como os educandos percebem o conceito de paisagem.

Geografia e Libras: Os desafios do processo de ensino aprendizagem em Fortaleza/Ceará

2021

Francisco Elias da Silva FilhoTereza Sandra Loiola Vasconcelos

Este artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim, Fortaleza/Ceará.