Múltiplas Linguagens na Produção do Saber Geográfico Escolar
2020
Clayton Jose Budin
Apresentam-se práticas relativas a diversas experiências de situações de aprendizagens nas quais se utilizou distintas metodologias, estratégias e instrumentos de trabalho no ensino de geografia.
Documentos relacionados
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2020
Array
Analisa-se uma prática pedagógica aplicada a alunos de uma escola camponesa do interior da Bahia, utilizando-se desenhos como recurso para a compreensão das transformações do espaço rural.
2021
Array
O artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual Educação Profissional Joaquim Nogueira, localizada em Fortaleza.