Mobilidade e precarização docente na região metropolitana do Rio de Janeiro
2019
Gleyce Assis
O artigo publicado nos anais do XIII ENANPEGE (2019) faz uma análise breve do processo de precarização docente no Brasil e sua relação com a mobilidade docente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro,
Documentos relacionados
2024
Array
A pesquisa busca responder como ocorre a perpetuação dos saberes coloniais e a reprodução de práticas pedagógicas colonizadoras no ensino da Geografia na Guiné-Bissau e quais são as possíveis rupturas como forma de resistência sobre o colonialismo português? Além disso, apresenta uma possibilidade de ensino de uma Geografia Decolonial. O estudo adota uma abordagem metodológica centrada na observação solidária, empática e co-construtiva, centrada no participante, no qual, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários para professores e estudantes.
2020
Array
Analisam-se as estratégias didático-pedagógicas utilizadas por professores de Geografia, experientes e bem-sucedidos, que atuam na Educação Básica em escolas Núcleo Regional de Maringá-PR.
2021
Array
O artigo, vinculado a uma tese de doutorado, discute o método (auto)biográfico como uma abordagem para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Com base em revisão bibliográfica, analisa a relação entre formação docente e pesquisa (auto)biográfica, destacando a importância das experiências pessoais, escolares e profissionais na constituição da professoralidade. As narrativas (auto)biográficas permitem repensar esse processo, podendo impactar os princípios das licenciaturas em Geografia e contribuir para uma visão mais ampla e reflexiva da formação docente.