Mapa de Origens Geográficas Como Estratégia Metodológica Para Desconstrução de Preconceitos Regionais
2020
Edvaldo dos Santos JuniorIsabelle Salazar Vieira AlvesFelipe Lopes D'Attoma
O artigo apresenta uma prática pedagógica que busca construir noções conjuntas sobre formação socioespacial e a valorização das diferenças.
Documentos relacionados
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2021
Array
Esta pesquisa parte de inquietações referentes ao papel da Geografia Física no currículo de Geografia na educação básica e da abordagem dos conteúdos relacionados à temática.
2018
Array
As histórias em quadrinhos permitem a estruturação de um conhecimento escolar que permite o estudante se ver no processo de ensino e aprendizagem não só como agente, como também sujeito.