Geografia Escolar: orientação teórica e práxis didática
2000
Herculano Cachinho
Tomando como ponto de partida estudos que apontam problemas e desafios que se colocam à geografia no contexto da educação, o autor se propõe a indicar caminhos para responder a três importantes questões: Que geografia ensinar? Como ensinar? Qual a utilidade da educação geográfica?
Documentos relacionados
2020
Array
A partir de desdobramentos de oficinas de cartografia realizadas em Florianópolis, analisa-se a maneira como o educador-pesquisador se depara com novas situações com relação à formação de professores.
2012
Array
Neste capítulo são apresentadas as diferentes possibilidades de leitura do real pela geografia: cartografia, trabalho de campo, imagens etc.
2020
Array
Este texto tem como objetivo discutir questões que envolvem as práticas de sala de aula em uma perspectiva
interdisciplinar. Para isso, trabalhamos com a obra “O Continente I” de Erico Verissimo e os conceitos geográficos de
espaço, território, lugar e identidade territorial de maneira a considerar que essa articulação entre Literatura e Geografia
contribui na construção do conhecimento por parte do aluno e, portanto, na sua formação. No que se refere à Geografia,
percebemos que essa prática contribui com a educação geográfia.