Experiências na Formação de Professores: cinco anos do PIBID/PUC-Rio
2017
Maria Rita SalomãoAna Paula CarvalhoRejane Rodrigues
No livro são apresentadas as percepções de professores coordenadores de área do PIBID, baseadas nas experiências de iniciação à docência em cada uma das Licenciaturas na PUC-Rio em sua relação com a escola básica.
Documentos relacionados
2019
Array
No artigo a autora apresenta uma análise crítica da BNCC a partir da perspectiva de educação para a complexidade de Edgar Morin.
2016
Array
Neste estudo são analisados quais autores que são recorrentes nos trabalhos que tratam da temática dos saberes docentes, a quais eixos temáticos essas pesquisas estão sendo direcionadas, bem como quais contribuições desses autores vêm sendo utilizadas.
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.