Estudos da Paisagem no Processo Ensino-Aprendizagem à Construção do Saber Geográfico no Ensino Médio da Educação Básica
2020
Hudson Nascimento de Sousa FilhoReges Sodré da Luz Silva Dias
O artigo tem por objetivo relatar a construção de metodologias libertadoras no processo ensino-aprendizagem de Geografia durante a realização da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio.
Documentos relacionados
1996
Array
O Estudo apresenta a história da geografia escolar brasileira desde sua institucionalização no currículo, 1837, até os anos quarenta do século XX, dando ênfase à análise da "vulgata" existente sobre a disciplina e desvelando transformações/conservações das tendências que orientaram o ensino da geografia escolar brasileira no período estudado.
2010
Array
Inserida no contexto de renovação da geografia escolar, a pesquisa apresenta uma proposta de desenvolvimento de objetos de aprendizagem via autoria de alunos em ambiente escolar e consideradas três dimensões da mediação pedagógica (autonomia, interatividade, cooperação).
2015
Array
A pesquisa investigou e demonstrou que a inclusão da temática relacionada à Geografia Física pode ser feita de modo crítico e articulado a outros temas da Geografia escolar, contribuindo para a educação ambiental e para a disseminação de informações relacionadas à prevenção de riscos provocados por eventos naturais extremos.