Estágio Docente em Geografia e Educação Escolar Indígena: experiências na Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus do Tocantins-PA
2020
Dionel Barbosa Ferreira JúniorIgor Murilo Andrade SalameRobson Alves dos SantosMarcus Vinicius Mariano de Souza
Esta pesquisa apresenta uma experiência vivida durante o Estágio Docente III, em uma escola estadual indígena. Como também pretende-se entender a diferenciação da educação escolar indígena.
Documentos relacionados
2020
Array
No artigo são analisados os desafios enfrentados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFPCT) com base na trajetória histórica de constituição da rede, da identificação de sua distribuição territorial bem como do papel daqueles cursos que têm assumido uma posição de destaque no cenário dos Institutos Federais: as licenciaturas.
2020
Array
O objetivo foi analisar a abordagem dada ao tema da água na BNCC em Geografia – anos finais do E.F e E. M. – e as possíveis repercussões à formação inicial de professores de Geografia no Brasil.
2023
Array
Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.