Desafios e Possibilidades da Prática como Componente Curricular na Formação de Professores em Geografia
2023João Carlos de Lima Neto
Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.
Diálogos em torno da temática africana e o currículo de formação docente em geografia
2023Raquel Almeida MendesAlex Ratts
Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10
Podcast – O Espaço Portuário Brasileiro
2023Este podcast trata das mudanças no espaço portuário brasileiro e teve como professora narradora a professora Rejane Rodrigues. O tema tem relação com sua tese de doutoramento. Este podcast foi feito experimentalmente utilizando-se imagens e animações.