Do Conhecimento Científico ao Conhecimento Escolar: Abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem
2021
Isaías Mutombo MafavisseVivalda Victorino Suda
No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.
Documentos relacionados
2021
Array
A geografia é muitas vezes vista no senso comum como um
conjunto de conhecimentos sobre as caraterísticas de lugares,
regiões e/ou territórios. Ao mesmo tempo, no ambiente
acadêmico ainda são recorrentes as reflexões acerca da natureza
epistemológica desta ciência. Este artigo é fruto de uma pesquisa
de doutorado em geografia em andamento e pretende contribuir
com as reflexões sobre as relações entre saberes científicos e
escolares.
2010
Array
Inserida no contexto de renovação da geografia escolar, a pesquisa apresenta uma proposta de desenvolvimento de objetos de aprendizagem via autoria de alunos em ambiente escolar e consideradas três dimensões da mediação pedagógica (autonomia, interatividade, cooperação).
2020
Array
O artigo se propõe a analisar como um grupo de estudantes do ensino médio, de uma escola pública localizada na Amazônia brasileira, compreende a Geografia ensinada na sala de aula.