De Onde Eu Vinha: Nomeados e nomeadas para a docência nas redes municipais no Rio Grande do Sul – espacialidade dos/das professores/as de geografia
2021
Joaquim RauberMarcos BohrerLudmila Losada da Fonseca
O texto apresenta um panorama das nomeações de docentes de Geografia para o magistério municipal no estado do Rio Grande do Sul.
Documentos relacionados
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2020
Array
A partir do diálogo entre docentes que trabalham com formação de professores, revelam-se trajetórias, escolhas e referenciais que possibilitam a construção da identidade dos docentes.
2018
Array
Os autores apresentam uma análise sobre a contribuição do processo de formação de professores ajuda para a construção da identidade profissional docente.