A Criança que Escuta na Professora que Ginga: a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”
2020
Ronaldo Martins Botelho
Análise da trajetória de uma professora negra na periferia de uma capital, sul do Brasil, explicitando-se como valores e memórias da formação étnico-racial podem influir no “tornar-se professora".
Documentos relacionados
2021
Array
O artigo, vinculado a uma tese de doutorado, discute o método (auto)biográfico como uma abordagem para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Com base em revisão bibliográfica, analisa a relação entre formação docente e pesquisa (auto)biográfica, destacando a importância das experiências pessoais, escolares e profissionais na constituição da professoralidade. As narrativas (auto)biográficas permitem repensar esse processo, podendo impactar os princípios das licenciaturas em Geografia e contribuir para uma visão mais ampla e reflexiva da formação docente.
2017
Array
No artigo são apresentados projetos desenvolvidos no âmbito do PIBID Geografia da PUC-Rio, analisados como contribuições à formação do professor.
2020
Array
O trabalho teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica da temática Geografia e a prática de campo. O recorte temporal utilizado é o de publicações entre 2011 e 2019.