Revisitando e Refletindo Sobre as Pesquisas Acadêmicas na Área de Educação Geográfica no Brasil
2020
Antonio Carlos Pinheiro
Este artigo busca desenvolver a reflexão da produção acadêmica sobre a área de Educação Geográfica no Brasil.
Documentos relacionados
2021
Array
A partir da experiência que envolve o ensinar-aprender Geografia, revelou-se a necessidade de estudo
e de superação de práticas pedagógicas, que não condizem com as demandas da sociedade
contemporânea. Em busca da superação dessas práticas é que o Projeto Nós Propomos!, objeto de
estudo deste trabalho, foi pensado e sistematizado. Seu objetivo é promover uma efetiva cidadania
territorial local, em uma perspectiva de governança e de sustentabilidade que promova a relação entre
universidade, escola e comunidade.
2020
Array
O autor apresenta práticas docentes relativas a diversas experiências na aplicação de múltiplas linguagens na produção do saber geográfico na escola.
2019
Array
No trabalho dá-se destaque à noção de anti-geopolítica, desenhada a partir da perspectiva de contra narrativas e de movimentos de resistência, identificados em produções fílmicas considerado seu potencial para a construção do conhecimento geográfico.