Raciocínio geográfico, cartografia temática e ensino de cidade
2018
Loçandra Borges de Moraes
Apresenta alguns aportes acerca das relações entre cartografia temática, raciocínio geográfico e ensino de cidade tendo como fios condutores os princípios geográficos e a semiologia gráfica.
Documentos relacionados
2020
Array
O texto narra a trajetória de 30 anos de magistério da professora Fátima, autora do artigo, que se propõe a demonstrar sua contribuição para o ensino de geografia e para a educação brasileira.
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2020
Array
Analisa o potencial das metodologias ativas, com atenção aos mapas mentais, no ensino da Geografia para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Indígena de Aquidauana, MS.