Planejamento e gestão urbanos e a participação popular: as possibilidades de contribuição da escola e da educação geográfica
2014
Régis Rodrigues Almeida
Analisa os princípios de participação popular no planejamento e na gestão urbanos, compreendendo como a escola e a educação geográfica podem contribuir nesse processo.
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2019
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Concentrando a análise no contexto do Reino Unido, o livro oferece uma análise sobre o desenvolvimento da pesquisa em educação geográfica e suas perspectivas para o futuro, a relação entre pesquisa educacional e prática profissional, o lugar da academia na pesquisa em educação geográfica e questões-chave para a política educacional.
2020
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O autor procura demonstrar que a ausência de políticas públicas e o racismo estrutural contribuem para a espacialização do coronavírus na sociedade brasileira.
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O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.