Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente
2018
Carmen Tereza Gabriel
A autora dá destaque a desafios teóricos e pistas de investigação que contribuem para reafirmar a categoria “saber docente” como uma chave de leitura potente para a compreensão de processos relacionados à estruturação dos currículos de licenciatura.
Documentos relacionados
2009
Array
O autor analisa os caminhos a serem trilhados pela profissão docente, baseando-se em estudos sobre a aprendizagem docente e seu desenvolvimento profissional.
2019
Array
No artigo a autora apresenta uma análise crítica da BNCC a partir da perspectiva de educação para a complexidade de Edgar Morin.
2024
Array
A pesquisa busca responder como ocorre a perpetuação dos saberes coloniais e a reprodução de práticas pedagógicas colonizadoras no ensino da Geografia na Guiné-Bissau e quais são as possíveis rupturas como forma de resistência sobre o colonialismo português? Além disso, apresenta uma possibilidade de ensino de uma Geografia Decolonial. O estudo adota uma abordagem metodológica centrada na observação solidária, empática e co-construtiva, centrada no participante, no qual, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários para professores e estudantes.