Jogos Didático na Construção do Conhecimento Geográfico: Uma possibilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades
2021Ana Karina Nogueira de Andrade Maria Rita Ivo de Melo Machado
Este relato de experiência busca refletir como os jogos podem auxiliar nesse processo didático-pedagógico baseado no desenvolvimento de competências e habilidades.
Mapeamentos Alternativos para usar na Educação Básica: o simbolismo dos mapas nos encartes imobiliários
2021Roberto Lobato CorreaPaulo Márcio Leal de Menezes
Apresenta os discursos e o caráter simbólico dos mapas de encartes imobiliários e suas possibilidades outras de ensino, para tratar do uso da Cartografia como metáfora do espaço geográfico.
Materiais Pedagógicos Para o Ensino de Geografia Física no Ensino Fundamental II
2021Luana de Almeida Rangel
A pesquisa teve como objetivo propor a criação e utilização de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Geografia Física.
Nos Trilhos da Democracia: O ensino de Geografia na formação cidadã
2021Diogo Jordão
O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel do ensino de Geografia na formação cidadã.
O Ensino de Climatologia na Geografia Escolar: o jogo como possibilidade pedagógica
2021Yan Castro Lisboa, Cláudia AresiCarina Copatti
Objetiva-se abordar, no ensino de climatologia para o Ensino Médio, a experiência com jogos pedagógicos, tecendo relação com os aportes teórico-metodológicos essenciais ao ensino escolar da Geografia.
O Ensino de Geografia na Formação Cidadã e a Luta Pelo Direito à Cidade
2021Laressa Bentes da SilvaLaís Rodrigues Campos
O presente trabalho aborda uma proposta didática para desenvolver o ensino de cidade na escola.
O Trabalho de Campo Como Produção de Conhecimento: Contribuições metodológicas à práxis geográfica
2021Paula Vanessa de Faria LindoReginaldo José de SouzaÉverton de Moraes Kozenieski
busca-se responder: qual é a importância do trabalho de campo para a produção de conhecimentos geográficos no ensino, pesquisa e extensão? O que considerar ao propor um trabalho de campo?
“Um Passeio de Balão”: o estudo do espaço geográfico a partir da escrita de cartas
2020Leonardo Pinto dos SantosEduardo Schiavone Cardoso
A partir da realização de uma prática pedagógica aplicada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, objetivou-se entender como crianças e adolescentes compreendem espaços que eles não vivenciam.
A Imagem e seus Aportes ao Desenvolvimento do Pensamento e das Funções Mentais no Ensino de Geografia
2020Mateus Marchesan PiresLana de Souza Cavalcanti
Faz-se uma reflexão sobre a linguagem imagética, pela ótica da teoria histórico-cultural, demonstrando como algumas funções mentais superiores podem ser mobilizadas com o uso dos recursos visuais
A Potencialidade da Linguagem Musical no Ensino de Geografia: fluxos migratórios no Brasil na canção ‘Fotografia 3×4’ de Belchior
2020Lucas Pinheiro de PaulaAne Elyse Fernandes SilvaCarla Cristiane Nunes Nascimento
O artigo apresenta uma proposta de aula de Geografia colocando em evidência uma prática de ensino que considere a música como rico aporte metodológico e didático.