‘Habito, mas não Vivo Aqui’: multiplicidades, linguagem e saber geográfico
2020
Ana Maria H. Preve
A partir de desdobramentos de oficinas de cartografia realizadas em Florianópolis, analisa-se a maneira como o educador-pesquisador se depara com novas situações com relação à formação de professores.
Documentos relacionados
2018
Array
O documento elaborado pelos membros da CGE/IGU procura contribuir para a construção de uma cultura internacional de pesquisa em educação geográfica.
2020
Array
A partir de uma discussão sobre o uso de cores na cartografia e na cultura, esse texto reflete sobre a significação e ressignificação de símbolos na cultura popular e nos mapas.
2024
Array
O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.