EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO COMBATE A NECROPOLÍTICA RACIAL DO CORONAVÍRUS
2020
Rosemberg Ferracini
Este texto tem como objetivo demonstrar que o racismo estrutural contribui para a
espacialização do coronavírus na sociedade brasileira. O diálogo passa por estudos de
dados do Ministério da Saúde e do IBGE –Instituto Brasileiro Geográfico e Estatísticorelacionados às escalas espaciais e temporais dos conceitos de branquitude e raça, gênero
e classe. Conclui-se que a ausência de políticas públicas afeta diretamente a população
pobre e negra do país. Diante dessas problematizações, espera-se alcançar professores e
alunos de geografia.
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2020
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Este texto tem como objetivo discutir questões que envolvem as práticas de sala de aula em uma perspectiva
interdisciplinar. Para isso, trabalhamos com a obra “O Continente I” de Erico Verissimo e os conceitos geográficos de
espaço, território, lugar e identidade territorial de maneira a considerar que essa articulação entre Literatura e Geografia
contribui na construção do conhecimento por parte do aluno e, portanto, na sua formação. No que se refere à Geografia,
percebemos que essa prática contribui com a educação geográfia.
2022
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O estudo analisa a importância das saídas de campo na
Educação Geográfica pelas vozes dos sujeitos. Trata-se de
um estudo de natureza qualitativa, cujo corpus de dados é
composto por registros fotográficos, caderno de campo dos
estudantes e do professor e entrevistas semiestruturadas
realizadas de vinte e dois estudantes do Ensino Médio de
uma escola pública do sul do Brasil, no segundo semestre de
2019.
2020
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O presente artigo tem por finalidade apresentar uma interpretação de produções teóricas brasileiras, pertinentes a temática cartográfica voltada para a Educação Geográfica.