Educação Geográfica e Novas Práticas Didático-Pedagógicas: a contribuição do PIBID no processo de formação docente
2017
Luana Correia
No artigo são apresentados projetos desenvolvidos no âmbito do PIBID Geografia da PUC-Rio, analisados como contribuições à formação do professor.
Documentos relacionados
2020
Array
O presente artigo tem por finalidade apresentar uma interpretação de produções teóricas brasileiras, pertinentes a temática cartográfica voltada para a Educação Geográfica.
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2019
Array
Discutir a vida intelectual do professor e do futuro professor de Geografia, por meio da apropriação de categorias de análise e princípios que contribuam para a formação do raciocínio geográfico.