Desafios da Formação em Geografia e na Educação Geográfica, Conhecimento Poderoso e Conceitos Liminares
2019
Herculano Cachinho
O autor indica a necessidade de uma recentragem da formação e das práticas de ensino na aquisição do “conhecimento poderoso”, na mestria de “conceitos liminares” e no desenvolvimento de experiências de “aprendizagens transformadoras”, contributos importantes para a formação de profissionais mais comprometidos com a mudança e a configuração de um futuro para o mundo mais resiliente e sustentável, em termos sociais e ambientais.
Documentos relacionados
2010
Array
O livro reúne trabalhos que contribuem para a construção de um cenário consistente do futuro educacional, reunindo estudos sobre conceitos liminares e aprendizagens transformadoras, além de apresentar algumas experiências neste campo.
1987
Array
Buscando pistas sobre as origens do conhecimento escolar, o autor indica caminhos sobre como o processo de ensino deve ser analisado e como os professores devem ser treinados.
2011
Array
A aprendizagem significativa como um conceito subjacente a subsunçores, esquemas de assimilação, internalização de instrumentos e signos, construtos pessoais e modelos mentais, significados compartilhados e integração construtiva de pensamentos, sentimentos e ações.