Classes de Solos e o Lúdico: jogo de cartas como prática pedagógica para aprendizagem
2020
Danielle Piuzana MucidaIlziane Carmem MartinsRegiane Vieira Campos
O objetivo deste trabalho foi apresentar a elaboração e a aplicação do jogo pedagógico “Classes de Solos” em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Darcília Godoy.
Documentos relacionados
2020
Array
A pesquisa em ensino de geografia no Brasil se contextualiza em
âmbito internacional e nacional e se realiza de modo diverso em
diferentes espaços. Esta narrativa está centrada num lugar, que é
Rio Grande do Sul (RS) e numa região específica, numa atuação
singularizada. As bases para a escrita são retiradas de
documentos do RS na Associação de Geógrafos Brasileiros -
Seção Porto Alegre (AGB-PA) e da região na Unijui em
documentos institucionais e no material produzido no
denominado Projeto de Estudos Sociais.
2021
Array
A geografia é muitas vezes vista no senso comum como um
conjunto de conhecimentos sobre as caraterísticas de lugares,
regiões e/ou territórios. Ao mesmo tempo, no ambiente
acadêmico ainda são recorrentes as reflexões acerca da natureza
epistemológica desta ciência. Este artigo é fruto de uma pesquisa
de doutorado em geografia em andamento e pretende contribuir
com as reflexões sobre as relações entre saberes científicos e
escolares.
2020
Array
Análise dos resultados do projeto escolar "Desenhos de Cartografia para Crianças e Adolescentes" desenvolvido em escolas filantrópicas das cidades de Jundiaí e São Paulo.