Os Desafios da Formação de Professores de Geografia na Rede Profissional, Técnica e Tecnológica Federal: um relato a partir da experiência no Instituto Federal Fluminense (IFF)
2016
Linovaldo Miranda Lemos
O autor analisa os desafios para a formação de professores, a partir de um relato da experiência de um professor que atua no curso de Licenciatura em Geografia em no Instituto Federal, Campos.
Documentos relacionados
2021
Array
O artigo, vinculado a uma tese de doutorado, discute o método (auto)biográfico como uma abordagem para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Com base em revisão bibliográfica, analisa a relação entre formação docente e pesquisa (auto)biográfica, destacando a importância das experiências pessoais, escolares e profissionais na constituição da professoralidade. As narrativas (auto)biográficas permitem repensar esse processo, podendo impactar os princípios das licenciaturas em Geografia e contribuir para uma visão mais ampla e reflexiva da formação docente.
2016
Array
A presente pesquisa tem como objetivo compreender a Educação Ambiental como eixo de articulação com o ensino de Geografia.
2017
Array
No artigo são apresentadas reflexões sobre a relação entre ideologia e gênero de forma a contribuir com o debate atual sobre a chamada “ideologia de gênero” e a educação.