Abordagem da Paisagem para Alunos com Deficiência Visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional
2019
Thiago VasconcelosAugusto Antonio CamposMarcio José Celeri
Analisa práticas metodológicas que proporcionem experiências de aprendizagem no espaço geográfico, discutindo as características da paisagem na percepção do aluno cego, além da reflexão sobre a inclusão desses estudantes nas aulas de geografia.
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Conceber a Geografia, suas expressões espaciais e linguagem, nas séries iniciais, com crianças cegas, de baixa visão e com deficiência múltipla, no Instituto Benjamin Constant (IBC).
2020
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No artigo são analisadas as condições para inclusão de alunos com deficiências visuais no sistema regular de ensino básico e proposta a utilização das paisagens sonoras como alternativa metodológica capaz de estimular um processo de aprendizagem geográfica mais inclusivo.
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Análise de demandas e desafios no ensino de alunos cegos ou com baixa visão, a partir dos materiais didáticos especializados utilizados no ensino de geografia no Instituto Benjamin Constant (IBC), para a construção de um processo de ensino e aprendizagem que seja inclusivo e que ao mesmo tempo desperte a atenção para a importância da ciência geográfica.